top of page

O VINHO E SEUS DENTES

christianocruz

Você não precisa temer um sorriso manchado de vinho, basta seguir algumas regras. Além disso, o vinho poderá te ajudar no combate às cáries.


Se você já foi a uma degustação de vinhos, viu os temidos efeitos que o vinho pode ter sobre seus dentes; mas além de te dar um sorriso temporariamente roxo, quais outros impactos o vinho - tinto, branco ou rosé - tem sobre seus dentes e o que você pode fazer a respeito?

Leia a seguir a opinião de especialistas na área para descobrir o que os amantes de vinho devem saber sobre a saúde bucal.



O VINHO E O ESMALTE DOS DENTES

"Nossos dentes são como maçãs, possuem uma camada fina de esmalte, um núcleo espesso de dentina, e como as sementes de uma maçã, há a polpa do dente", diz a Dra. Ruchi Sahota, dentista estética residente em San Francisco - EUA. "É o esmalte - a parte externa do dente - a parte mais afetada pelo vinho."


De acordo com a Dra. Sahota, embora o esmalte do dente seja o tecido mais duro do corpo, ele é extremamente suscetível à erosão causada por ácidos, um componente primário de todos os vinhos. "Após sofrer essa erosão, o interior do dente, que é bem mais suscetível que o esmalte, fica exposto", ela diz. "Quanto mais esse esmalte se desgasta em direção ao núcleo do dente, mais suscetível você fica às cáries."


Mas de acordo com a Dra. Sahota, as pessoas que bebem vinho não correm, necessariamente, mais riscos de possuírem problemas dentais do que aquelas que não bebem. Ao invés disso, basta que os bebedores de vinho tenham em mente algumas regras básicas sobre saúde bucal.


A primeira preocupação quando falamos de dentes e vinho, obviamente, é a coloração. A boca manchada de vinho pode trazer algum constrangimento a curto prazo, mas pode ocasionar dentes manchados a longo prazo.

O vinho tinto tende a receber toda a culpa por conter uma grande quantidade de cromógenos (substâncias que dão cor). Encontrados ainda no café e no chá, que também podem manchar os dentes, os cromógenos são substâncias produtoras de pigmentos, que se ligam aos dentes e causam manchas. Os taninos, outro componente chave dos vinhos, ajudam nesse efeito de ligação.


Mas não são apenas os cromógenos e taninos - ou apenas o vinho tinto - que pode tingir o seu sorriso; o vinho branco compartilha uma igual (ou até maior) parte da culpa.

O ácido presente no vinho, que pode desgastar o esmalte dentário e tornar os dentes mais suscetíveis às cáries, também é em grande parte responsável por promover a coloração escura. Assim, embora não contenha os mesmo pigmentos dos tintos, a acidez do vinho branco, tipicamente mais alta que a dos tintos, pode desgastar o esmalte e deixar seus dentes mais vulneráveis a outros alimentos e bebidas que contêm pigmentos. Por isso, seus dentes podem parecer mais manchados quando você passa do vinho branco para o tinto na mesma noite - de certa forma, você "escovou" os dentes com o vinho branco (bastante ácido) para a seguir cobri-los com vinho tinto (bastante pigmentado).



PROTEJA SEUS DENTES

O impacto do vinho nos dentes é um pouco assustador no início, mas os amantes do vinho não devem se preocupar, achando que seus dentistas lhes dirão para parar de beber completamente.

"Se eu fizer isso, provavelmente perderei a maioria dos meus pacientes", brincou o Dr. John Aylmer, dentista na Florida - EUA. "Se um paciente me diz que bebe muito vinho, isso não traz grandes preocupações para mim, desde que ele adote uma rotina eficaz de higiene bucal."


É tão simples quanto os hábitos básicos de higiene bucal que aprendemos quando crianças, como escovar os dentes ao menos duas vezes ao dia, usar fio dental diariamente, seguir uma dieta balanceada e consultar o dentista regularmente. "O mesmo acontece com o açúcar", disse Aylmer. "Nós não dizemos aos pacientes para parar de comer açúcar, mas ensinamos a eles como cuidar dos dentes."


Ainda que as práticas de prevenção afastem a preocupação com a cárie, os bebedores frequentes de vinho podem sofrer com manchas no sorriso após beberem. Embora o instinto seja escovar os dentes no exato momento em que avistamos essas manchas, especialistas recomendam que você escove os dentes antes de beber (para minimizar a quantidade de pigmentos que podem aderir aos dentes) e que, depois de beber vinho, espere até 30 minutos para escovar novamente.


"Depois de beber vinho, sua boca torna-se um ambiente ácido, e de certa forma você estará apenas espalhando essa condição", explicou Aylmer. "Escovar o ácido nos dentes aumenta o risco de erosão."


O Dr. Sivan Finkel, dentista estético e instrutor clínico da Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York, sugere uma maneira rápida, fácil e menos prejudicial de lidar com a coloração de curto prazo.


"Imediatamente depois de beber vinho (ou entre as taças), se você tomar um gole de água, acabará com muitas dessas manchas", disse ele. Esta prática não é recomendada apenas para eliminar manchas de vinho. Como a água é uma substancia neutra - nem ácida e nem básica - ela ajuda a restaurar os níveis normais de pH na boca após a ingestão de vinho, o que ajuda a afastar as bactérias que amam ácidos e podem causar cáries.


A água também ajuda a estimular o fluxo de saliva, que é fundamental para combater bactérias nocivas e manter o nível ideal de pH. É por isso que, entre outras razões, além de bebermos água juntamente com o vinho, também devemos encontrar algum alimento para acompanhá-lo. "O ato de mastigar estimula a produção de saliva", explicou Finkel, citando o queijo como ótimo acompanhamento, por não possuir pigmentos que mancham os dentes, não ser ácido e, é claro, por harmonizar especialmente bem com vinho.


Mesmo com essas medidas, o consumo de vinho durante longos períodos pode deixar seus dentes menos brilhantes do que o desejado. Se for esse o caso, Finkel recomenda consultar seu dentista sobre um tratamento profissional de clareamento de dentes, e sugere que bebedores frequentes de vinho mantenham kits de clareamento em casa para retoques de rotina.


* Baseado em artigo da Wine Spectator. ** Imagem retirada de Namelydays.

280 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page