top of page

DEGUSTANDO O ARBO MARSELAN - 2016

  • christianocruz
  • 11 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de nov. de 2020



Tipo: Tinto

País/Região: BRASIL/Serra Gaúcha

Uvas: Marselan

Produtor: Casa Perini

Teor alcoólico: 12%






Quando começamos a passear pelo mundo dos vinhos algumas uvas logo ficam conhecidas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Pinot Noir, etc, outras são desconhecidas e pouco provadas mesmo por aqueles que estão há algum tempo na jornada. Provar estas uvas inusitadas é sempre uma alegria para um apreciador de vinhos. Ontem foi dia de experimentar a MARSELAN.


Uva produzida em laboratório em 1961 através do cruzamento da Cabernet Sauvignon e da Grenache Noir, recebeu este nome por ter sua origem próximo à cidade de Marselha, na França. Cultivada aqui no Brasil pela Vinícola Perini, no Vale Trentino/RS, deu origem a este agradável vinho Arbo, encontrado por cerca de R$20 em supermercados.


Lembramos sempre aos amigos que o ritual de apreciar um vinho passa por 3 etapas: Olhar, cheirar e beber. Procuraremos algumas vezes descrever as degustações de forma simplificada, para ajudar aqueles que desejam entendê-la melhor.


Etapa 1. Visual: Derrame o vinho na taça e observe o brilho, a ausência de resíduos e a bela cor rubi do Arbo. Inclinando a taça reparamos nas bordas roseadas do líquido no encontro com o vidro. Giramos, deixamos o líquido escorrer pela parede da taça e vemos algumas lágrimas razoavelmente espaçadas denunciando os 12% de álcool.


Etapa 2. Aroma: Ao girar a taça o contato do vinho com o oxigênio do ar acelera a liberação de aromas, que nem sempre são fáceis de perceber e estão ligados às memórias olfativas de cada um. Este Marselan libera aromas de frutas vermelhas frescas, groselha e morango, que evoluem (mudam) rapidamente na taça e logo estacionam, passando a um aroma leve de solvente, algo entre o éter e a acetona. Não se assuste! Como dissemos, são memórias individuais que para você poderão trazer referências diferentes; tampouco significa que estas substancias estejam presentes no vinho.


Etapa 3. Na boca: Derrame um bom gole na boca e deixe o líquido molhar o céu da boca, língua, bochechas. Este vinho é leve (corpo), pouquíssimos taninos (não amarra a boca), sem amargor, pouca doçura, boa acidez (língua salivando), baixa persistência (após engolir o gosto fica por pouco tempo) e possui bom equilíbrio entre todas essas partes. Novamente busque referências. Sentimos um leve gosto de morango e cacau.


É um bom vinho para essa faixa de preço, um rótulo simples, sem compromisso, de uma uva pouco encontrada, fácil de harmonizar com patês, petiscos ou com um risoto pouco condimentado. Beber vinho é uma gostosa arte e com o tempo você aprenderá que todas essas sensações levam a informações que possuem significados interessantes.


Esperamos que curta a sugestão! Experimente e deixe aqui sua opinião!


Saúde!!


Custo: Até R$ 30 (abril/2019).

Comentarios


RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page