top of page

DECIFRANDO O RÓTULO - PORTADA WINEMAKER'S SELECTION - SAFRA 2015

christianocruz

Este é o nosso 4º artigo da série "Decifrando Rótulos", onde trazemos ótimas dicas para ler e compreender o rótulo de um vinho, além de exploramos a cultura local e curiosidades ocultas em cada detalhe da garrafa. Veja todas os artigos dessa série clicando aqui.



O PORTADA

Portada - rótulo principal e seus maiores destaques
Portada - rótulo principal e seus maiores destaques

A orientação na hora de entender um rótulo é primeiro olhá-lo de forma geral e definir qual a informação em destaque, geralmente em letras maiores, em negrito ou com cores destacadas. Lembre-se que o rótulo dará ênfase à informação mais importante. Assim, se o vinho se origina em uma região famosa, muito provavelmente essa informação ganhará destaque, se o produtor for famoso, seu nome virá destacado, se aquela uva é símbolo do país, a casta virá em letras chamativas, etc.

Neste rótulo três informações ganham destaque: o nome "PORTADA" (B), a inscrição "Winemaker's Selection" (C) e...






Portada - rótulo frontal e premiações
Portada - rótulo frontal e premiações

... os selos redondos que se assemelham a premiações (D).



Demonstrar que o vinho ou o produtor ganharam prêmios é, sem dúvidas, um bom argumento para despertar o interesse do consumidor.






O nome "Portada", em Portugal, significa porta grande e ornamentada, um portal. Por tratar-se de um vinho de entrada da vinícola, o nome refere-se a ele como um vinho de "grande entrada", ou seja, não é um vinho de entrada qualquer, mas um especial, em grande estilo.

Logo abaixo, a inscrição "Winemaker's Selection", cujo significado é "escolha do enólogo", reforça essa ideia. Um vinho de entrada escolhido a dedo pelo enólogo. Junto a isso, o nome do enólogo, José Neiva Correia ganha destaque no rótulo (E), algo pouco comum nas garrafas de vinho. Para saber mais sobre o trabalho dele, clique aqui.




Neste rótulo as premiações ganham bastante destaque (D), até maior que o nome do vinho. Efetivamente, a AWC VIENNA - International Wine Challenge é uma das maiores premiações de vinhos realizadas anualmente, oficialmente reconhecida, envolvendo aproximadamente 1800 produtores de 40 países, com 12.000 rótulos avaliados. Lembremos que trata-se de um vinho na faixa de R$40 e, assim, a medalha de ouro na competição de 2016 é algo a se destacar. Para saber mais sobre a AWC, clique aqui.


Há ainda destaque para o troféu de melhor produtor na 21ª Berlin Wine Trophy (D), uma das competições mais exigentes do mundo dos vinhos, patrocinada e fiscalizada pela OIV, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho.


No rótulo frontal, ganha menor destaque a expressão "Vinho Regional Lisboa" (F). Os vinhos regionais são uma classificação intermediária em Portugal, abaixo dos DOC (Denominaçao de Origem Controlada) e acima dos vinhos de mesa. Os vinhos regionais trazem a garantia de serem produzidos em uma determinada região, no caso Lisboa, mas seguem regras menos exigentes e sofrem menor controle do que aqueles produzidos como DOC. Sempre lembrando que os vinhos regionais não são vinhos "piores" do que os DOC, apenas seguem regras menos rígidas. Gostamos de comparar com hambúrgueres: os do Mc Donald's ou do Burgter King seguem regras super rígidas (seriam os DOC), nem por isso são mais gostosos ou melhores do que aqueles feitos no carrinho de lanche da esquina (que seriam os Regionais).


A habilidade na leitura dos rótulos se constrói com o tempo, paralelamente a muita leitura sobre vinhos. Um rótulo é muito mais que beleza, é rico como o líquido que representa.


Saúde!


EM TEMPO: É sempre importante visitar e conhecer o site do produtor. A DFJ Vinhos, possui um enorme portfólio de seus produtos e clicando em cada garrafa você consegue mais informações sobre cada rótulo.



Posts recentes

Ver tudo

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page