CORPO DE UM VINHO - CLASSIFICAĆĆO DAS UVAS
- christianocruz
- 7 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Em linguagem resumida, o corpo de um vinho Ć© a densidade com que ele se apresenta na boca. A melhor comparação possĆvel Ć© com o leite: Um vinho de corpo leve traz na boca a mesma sensação do leite desnatado, enquanto o vinho de corpo mĆ©dio Ć© similar ao leite semidesnatado e o vinho de corpo pesado equipara-se ao leite integral.
Dito isso, pode-se prever o corpo de um vinho a partir da uva da qual ele é feito. HÔ uvas que produzem vinhos de corpo leve, enquanto outras produzem vinhos de corpo médio e muitas que produzem vinhos de corpo pesado. Isso não é uma regra, visto que a mão do enólogo pode alterar estas percepções.

Conhecer o corpo de um vinho Ć© importante por alguns motivos:
1. Como cada pessoa tem um padrão próprio de "gosto", conhecendo essas diferenças você passa a buscar vinhos que mais te agradam. Assim, se você sente mais prazer com os vinhos tintos de corpo leve, buscarÔ principalmente aqueles feitos com as uvas Pinot Noir e Gammay. Se te agradam mais os vinhos de corpo pesado, você irÔ preferir comprar um Malbec ao invés de um Merlot.
2. Cada classificação destas harmoniza bem com um certo tipo de prato. Embora outros fatores também sejam importantes, principalmente a acidez do vinho, geralmente harmonizaremos vinhos de corpo pesado com comidas também mais "pesadas", gordurosas. Por outro lado, vinhos de corpo leve geralmente se sairão melhor com alimentos mais leves, como queijos menos gordurosos, frutas, etc.
3. Se vocĆŖ se interessa e estuda o mundo do vinho Ć© importante conhecer uvas de todas as categorias e saber classificĆ”-las. Assim, numa degustação Ć s cegas, sentindo que um vinho possui corpo mĆ©dio, por exemplo, vocĆŖ irĆ” enquadrĆ”-lo numa lista de uvas possĆveis (veja a figura acima). Lembrando ainda que, para cada tipo de uva, temos um ou dois paĆses que se destacam em sua produção, facilitando desse modo a identificação de sua origem; tudo como parte de um ritual de degustação e conhecimento para aqueles que amam o mundo vinĆfero.
SaĆŗde sempre!
Figura extraĆda de Winefolly.com Onde saber mais: Winepedia