Na vida nem tudo é perfeito. Se fosse, vinho e chocolate casariam bem sempre! Duas delícias de nossas vidas, duas maravilhas gastronômicas capazes de nos dar tanto prazer e alegria, mas.... separadas! Juntas, nem sempre combinam.
Eles são perfeitos, mas não um para o outro. E não são perfeitos apenas nos sabores, mas também em suas composições químicas. Tanto o vinho quanto o chocolate possuem polifenóis, antioxidantes e flavonoides. Os nomes são feios, mas os benefícios destas três substancias ao organismo humano são maravilhosos. Polifenóis nos protegem de inúmeras doenças, como as cardiovasculares, diabetes, Alzheimer, osteoporose, etc, e junto com os antioxidantes combatem os radicais livres que insistem em atacar nossas células sadias. Os flavonoides, por sua vez, possuem comprovada ação anti-inflamatória, anti-alérgica, e anti-hemorrágica. (Fontes das informações médicas no final da postagem)
Embora deliciosos e funcionais, não é fácil casar vinhos finos com chocolate. Em nossa boca, suas características mais marcantes atingem as mesmas regiões gustativas, causando quase sempre um grande atropelo, um querendo se sobrepor ao outro; como em um casamento falido, eles não conversam entre si.
Entretanto, nem tudo está perdido! Sugerimos a seguir 3 harmonizações possíveis de vinhos e chocolates para unir o útil ao agradável.
1. VINHO DO PORTO e CHOCOLATE MEIO-AMARGO Aqui a harmonização vem por semelhança. Por serem ambos doces, mas em escalas diferentes, o dulçor (ou doçura) do vinho português se sobrepõe à do chocolate meio amargo sem prejudicá-lo. Um acaba por potencializar o outro na medida certa e a combinação cria uma explosão de novos sabores em nossa boca, uma cobertura achocolatada especial às notas de frutas do mais famoso vinho do Douro.
2. SYRAH E CUPCAKE DE CHOCOLATE COM COBERTURA DE CHANTILY Esta combinação harmoniza por contraste, ou seja, o que falta em um o outro possui. A uva Syrah (ou Shiraz) é forte, potente, encorpada e contrasta perfeitamente com a doce leveza do cupcake, especialmente com a refrescante cobertura de chantily gelado. O resultado é surpreendente e vale experimentar!
3. SAUVIGNON BLANC E CHOCOLATE BRANCO Tecnicamente o chocolate branco não é chocolate, mas sim manteiga de cacau, baunilha e outros tantos ingredientes misturados. Deixando estes detalhes de lado, ele harmoniza excepcionalmente bem com Sauvignon Blanc, especialmente os da Nova Zelândia, que produz os melhores! A acidez acentuada do sauvignon limpa a gordura da manteiga de cacau e traz uma sensação de frescor que se intensifica com o gelado do vinho branco. Algo como um delicioso sorvete que você nunca provou na vida.
Saúde sempre! E boas combinações!
Fontes das informações médicas:
Comments