top of page

A SYRAH

christianocruz

Em um mundo onde "maior é melhor", a Syrah é a escolha ideal. Mais escura que a Cabernet Sauvignon, contém grandes quantidades de antioxidantes, os revigorantes da saúde humana. Descubra detalhes da Syrah nas linhas abaixo e aprenda a diferenciá-la entre Novo Mundo e Velho Mundo.



PERFIL DO VINHO SYRAH FRUTAS: Amora e mirtilo. OUTROS: Azeite, pimenta, cravo, baunilha, hortelã, alcaçuz, chocolate, pimenta da Jamaica, alecrim, carne curada, gordura de bacon, tabaco, ervas e fumaça. CARVALHO: Sim. Geralmente médio a alto uso de envelhecimento em carvalho (de todos os tipos). TANINOS: Médio-alto. ACIDEZ: Média-alta. POTENCIAL DE GUARDA: Sim. De 5 a 9 anos (maioria) e 12 a 25 anos (exemplares próprios para guarda).

SINÔNIMOS COMUNS E NOMES REGIONAIS: Shiraz, Sirac, Marsanne Noir, Entournerein, Serène, Hermitage, Crozes-Hermitage, Cornas, Côte-Rôtie, St. Joseph.

REGIÕES DE CULTIVO DA SYRAH Aproximadamente 460.000 acres por todo o mundo (186.000 hectares)

- França (169,000 acres): Côtes du Rhône: Cornas, Hermitage, St. Joseph, Côte-Rôtie; - Austrália (105,000 acres): Barossa, McLaren Vale, Limestone Coast; - Espanha (49,000 acres): Priorat, Montsant, Toro, Yecla; - Argentina (32,000 acres): Mendoza, Salta; - África do Sul (25,000 acres): Stellenbosch, Paarl, Franschhoek; - Estados Unidos (23,000 acres): Paso Robles, Santa Barbara, Napa, Sonoma, Columbia Valley (WA); - Itália (17,000 acres): Tuscany, Sicily; - Chile (15,000 acres): Colchagua Valley, Maipo Valley.


O PALADAR DA SYRAH A Syrah é responsável por alguns dos vinhos tintos encorpados mais potentes do mundo. Tem sabor de frutas negras, do mirtilo doce à saborosa azeitona preta. Quando provamos a Syrah, recebemos uma avalanche de sabores que se dissipam para, a seguir, revelar notas de especiarias picantes no retrogosto. A Syrah é frequentemente misturada com uvas que adicionam maior paladar, como a Cabernet Sauvignon, tornando o vinho mais completo. Na França é comum encontrarmos vinhos onde a Syrah é misturada com a Grenache e com a ainda mais rica Mourvedre para criar a mistura clássica da região do Côtes du Rhône.



NOVO MUNDO X VELHO MUNDO A Syrah do Velho Mundo, em países como Itália e França, tende a ter maior acidez e aromas herbáceos-terrosos. No Novo Mundo (Austrália, Estados Unidos e América do Sul), o estilo de vinhos feitos com Syrah geralmente é mais frutado e com muitas notas de especiarias.

HARMONIZAÇÃO COM SYRAH Devido ao seu sabor encorpado, a Syrah harmoniza bem com comidas fortes. Podemos combiná-la com hambúrgueres, queijos azuis (como o gorgonzola e o Roquefort), e até churrasco. O truque é destacar as sutis nuances do vinho.

- Tente usar Ervas de Provença: Tempere os alimentos com essa mistura especial de ervas originárias do sul da França. Os aromas florais das ervas de Provença com lavanda, erva-doce e tomilho serão o complemento ideal para um Syrah do Velho Mundo.

Queijos moles: Utilize queijos mais macios, pois a textura gordurosa e os sabores terrosos em queijos como o Abbaye de Belloc absorverão os elevados taninos da Syrah.

Syrah e Churrasco: As notas apimentadas do Syrah australiano fazem maravilhas com um churrasco bem temperado. Experimente temperar as carnes com anis e cravo para realçar as sutis nuances do vinho.


7 (SETE) CURIOSIDADES FASCINANTES SOBRE A SYRAH

1. HERMITAGE: Alguns dos mais caros Syrah do mundo são feitos na Denominação de Origem de aproximadamente 340 acres (138 hectares) chamada Hermitage. Os melhores vinhos são provenientes de uma colina perto da aldeia de Tain-l'Hermitage e são conhecidos por seus aromas florais e defumados, de amora e carne grelhada.

2. A ORIGEM DO NOME: A palavra Syrah pode vir de “Syracruse” - uma cidade da Sicília. Syracruse foi uma cidade poderosa durante o antigo domínio grego em 400 AC.

3. A MISTURA PERDIDA: Antes da criação da Denominação de Origem na França, os produtores de Bordeaux misturavam a Syrah em seus vinhos tintos para torná-los mais ricos. Hoje é comum encontrar combinações de Cabernet-Syrah na Austrália e nos Estados Unidos.

4. PARENTESCO: Duas uvas desconhecidas são os "pais" da Syrah: Dureza e Mondeuse Blanche. Dureza é do sul da França, ao norte de Nimes, no território de Ardèche. A Mondeuse Blanche pode ser encontrada em Savoy.

5. PETITE SYRAH? "Petite Syrah" não significa "pequena Syrah". Petite Syrah (aka Durif) é uma variedade de uva diferente, descendente genética da Syrah e da mais rara Peloursin.

6. VITICULTURA: Os viticultores costumam dizer que "Syrah gosta de uma boa paisagem" porque os melhores vinhedos geralmente localizam-se no topo das colinas, onde o solo é mais pobre, fazendo com que as videiras produzam menos bagas, porém mais concentradas.

7. TRUQUES DE VINIFICAÇÃO: As uvas Syrah têm cascas grossas e alto teor de tanino, por isso uma prática comum dos vinicultores é gelar a Syrah por dias (ou mesmo semanas!). A imersão a frio (também conhecida como maceração prolongada) aumenta a cor e o sabor frutado de um vinho, ao mesmo tempo que reduz os taninos ásperos e os sabores herbáceos.


Saúde sempre, amigos!



Adaptado de Wine Folly.

Créditos da imagem: Pixabay.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page